A Catarata, é o processo de envelhecimento natural do cristalino, a lente dos nossos olhos. E é ainda a principal causa de cegueira reversível no mundo. A presença dela também pode acontecer devido outras situações, por exemplo: no uso de corticóide (catarata corticogênica), em casos de trauma ocular (catarata traumática), em algumas doenças oftalmológicas especiais e também pode ocorrer em crianças (catarata congênita).
Como sei que estou com Catarata?
No início é comum achar que os óculos estão fracos e que precisam ser trocados. As cores ficam mais desbotadas e as imagens embaçadas. À medida que o tempo passa, esses sintomas se tornam cada vez mais fortes, prejudicando o dia-a-dia, e assim, a qualidade de vida.
O que devo fazer?
Detectando-se a catarata, é indicado que o tratamento seja iniciado nas fases mais precoces. A ideia antiga de “deixá-la amadurecer” está abandonada e deve ser combatida para evitar danos maiores ao olho.
O tratamento dela é apenas cirúrgico. A Catarata é removida por técnicas avançadas usando tecnologia de ponta e uma lente de última geração é implantada em seu lugar. Nesse caso, a lente intraocular utilizada deve se adequar com o objetivo de atingir a melhor visão para o paciente.