O que é
É uma doença degenerativa da retina que afeta a região central da visão (chamada Mácula), afeta a visão de longe e a de perto, dificultando principalmente as atividades que exigem uma visão nítida, como ler, dirigir, assistir televisão, etc.
Há aproximadamente 21 milhões de idosos com DMRI avançada em todo o mundo, sendo a principal causa de perda severa da visão em pacientes acima dos 50 anos. Como o nome diz, afeta pacientes idosos, e aumenta sua incidência à medida que a idade avança.
Na maioria dos casos há a presença de Drusas (depósitos sub-retinianos), que também são encontradas em pessoas que não desenvolvem a DMRI pois não possuem características de risco, no entanto quando elas aumentam em número ou tamanho é um sinal de risco para o desenvolvimento da doença, principalmente quando apresentam drusas moles e coalescentes associadas a alterações pigmentares na mácula.
Classificação:
- DMRI seca: Ocorre o acúmulo de proteínas e gorduras, conhecido como drusas, nas células sob a retina. As drusas podem interferir na saúde da mácula, causando degeneração progressiva das células fotorreceptoras e, eventualmente, a mácula pode ficar mais fina e parar de funcionar adequadamente. É a forma na qual encontramos basicamente alterações atróficas na mácula, como uma cicatriz.
- DMRI exsudativa: Ocorre quando vasos sanguíneos anormais se desenvolvem sob a retina (neovascularização), deixando vazar sangue e fluidos. Com o passar do tempo, desenvolve-se um tecido cicatricial sob a mácula. Nos últimos anos foram desenvolvidos alguns tratamentos para diminuir a atividade dessa membrana e consequentemente diminuir o tamanho da cicatriz final.